sexta-feira, 20 de maio de 2011

Lisboa

Olá, pessoal! Voltei com mais novidades sobre Lisboa, como prometido. Na semana passada falávamos dos pontos turísticos da cidade ( o que sempre falamos no blog ). Sem mais delongas, vamos continuar.
Lisboa, atualmente, é uma cidade moderna, porém apresenta bairros que desvendam a influência dos romanos, árabes e muçulmanos no passado. A Alfama é um exemplo de bairro em que podemos perceber a mistura entre o presente e o passado, através das fachadas pouco decoradas e dos interiores muito valorizados.
A residência do Presidente da República de Portugal também é um lugar que pode ser visitado durante todo o dia. É repleto de jardins e oferece total segurança.
Palácio de Belém
 Além dos jardins do Palácio de Belém, Lisboa possui outros espalhados por toda a cidade, inclusive um Jardim Botânico e um Zoológico. O Parque Eduardo VII, já citado, apresenta maravilhosos e simétricos jardins.
 O Mosteiro dos Jerônimos é considerado um Monumento Nacional e classificado como Patrimônio Cultural de toda a Humanidade, pela UNESCO. O impressionante lugar não sofreu alterações profundas com o terremoto de 1755, pois está construído sobre os bancos de areia do Rio Tejo.

Mosteiro dos Jerônimos
A Ponte Vasco da Gama é a maior ponte da Europa, com um comprimento de 17,2 Km. Ela liga a capital portuguesa no sentido norte-sul e é um bom atrativo turístico e diferente. Além da Vasco da Gama, existe outra ponte, a Ponte 25 de Abril, bem menor que a outra.
Lisboa, percebe-se, guarda muitos vestígios de sua história. O Padrão dos Descobrimentos é uma espécie de edifício, de onde se pode ver boa parte da bela cidade. Possui 50 metros de altura, está situado às margens do Rio Tejo e apresenta um incrível pôr-do-sol.
A Torre de Belém é outra maravilha presente em Lisboa. Foi construída na Era das Descobertas, como forma de defesa. Possui  uma decoração que simboliza o poder do rei e já funcionou até como farol.
Torre de Belém
Um belo e curioso passeio turístico em Lisboa é pelo Planetário, que recria o céu à noite e desvenda os mistérios dos cosmos, além de estrelas e o Sistema Solar.
A Praia do Guincho é uma ótima opção para a prática de surf e windsurf. Depois disso, é aconselhável passar em Sintra, um lugar muito romântico, caracterizado por montanhas e vilas estreitas, que devem ser exploradas. Ali também se encontram o Museu do Brinquedo e vários palácios, também famosos por Lisboa.
Bom, gente. É aqui que encerramos nossa expedição por Lisboa. Espero que tenham gostado. Até a próxima!


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Lisboa

Como prometido, vamos, hoje, à bela Lisboa, um dos cartões postais mais chamativos, mas, ao mesmo tempo, mais discretos do mundo. É meio confuso entender isso, mas, quando conhecermos o lugar como um todo, chegaremos às conclusões mais concretas.
Lisboa é a capital de Portugal e faz juz ao nome, exibindo suas maravilhosas paisagens e atrações. A Praça do Comércio é um exemplo de beleza. Ela possui um arco que leva à Rua Augusta, um dos principais pontos de comércio.O "Martinho da Arcada" é o café mais antigo de Lisboa e se encontra também na Praça do Comércio.
Praça do Comércio
Outra praça famosa por lá é a Marquês de Pombal, situada entre a Avenida da Liberdade e o Parque Eduardo VII, dois outros pontos turísticos. A praça é uma homenagem a Marquês de Pombal, importante figura histórica para Portugal por volta de 1750.
Lisboa é uma cidade repleta de praças. Outro exemplo delas é a Praça dos Restauradores. É um dos lugares mais movimentados de Lisboa, apresenta arquitetura característica e é facilmente reconhecida pelo seu obelisco e pela escultura da Proclamação da Independência de  Portugal. É nessa praça que começa o Elevador da Glória, que leva ao Bairro Alto, um bairro nobre.
A Praça da Figueira também é um lugar onde se concentram lojas e cafés bastante movimentados, situada entre o Rossio, escultura que vale a pena ser visitada também, e o  Martim Moniz.
O Castelo de São Jorge é um lugar que propicia uma vista incrível de Lisboa e do Rio Tejo.
Castelo de São Jorge

Um impressionante monumento gótico é a Igreja do Carmo, destruída pelo terremoto que atingiu Lisboa em 1755. Suas ruínas viraram atração turística e, hoje são visitadas por muitas pessoas.
Um passeio, sem dúvida exótico, porém romântico é pelo Elevador de Santa Justa, um elevador que propicia vistas maravilhosas da cidade, além de oferecer cafés e lojas na parte superior.
Uma área de comércio bastante movimentada em Lisboa também é o Chiado, que passou por um incêndio devastador em 1988, mas que se recuperou e, hoje, se tornou um lugar muito conhecido.
Chiado
 Pessoal, espero que estejam gostando de Lisboa. Na próxima semana continuaremos a falar sobre essa cidade maravilhosa e desvendaremos mais pontos a se conhecer. Até lá!                                                                                   

domingo, 8 de maio de 2011

As mais visitadas

Hoje resolvi fazer um 4 em 1 e indicar quatro cidades diferentes para se visitar. Vale lembrar que o que postarei aqui é só um esboço. Nas próximas semanas analisaremos uma a uma para que você, caro leitor, possa conhecer esses lugares maravilhosos.
Nada mais justo do que começar com Lisboa. A capital de Portugal é um exemplo vivo da cultura portuguesa, com vinhos, queijos e o famoso bacalhau. Além disso, os bares e as músicas típicas não podem deixar de ser citados, muito menos a língua, que se assemelha muito à nossa.
Cairo é outro destino bastante procurado pelos amantes da história e da arte. A capital do Egito chama a atenção por estar perto das famosas Pirâmides do Egito, que guardam traços dos antepassados faraós e despertam os turistas quanto às suas histórias.
Já no continente asiático temos Tóquio, a capital do Japão, uma das cidades mais ricas do mundo. Caracteriza-se, assim como em todo país, pelo seu desenvolvimento tecnológico, o que tornou tudo mais fácil e prático. É uma ótima opção para quem quer conhecer a cultura japonesa, que é tão rica em cores e formas.
E, para encerrar, Melbourne, na Austrália é uma excelente dica para quem quer visitar praias que, por sinal, têm um clima muito parecido com o do Brasil.
Na próxima semana, Lisboa será indicada, com mais detalhes sobre seu povo e sua cultura. Aguardem!
OBS: Feliz Dia das Mães a todas as mães do mundo!